Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Triângulo Tricotado

Triângulo Tricotado

Horta na Varanda | Sustentabilidade

Arriscaria a dizer que a maioria das pessoas mora em apartamentos e por isso nunca pensou sequer em ter uma horta.

Eu insiro-me na descrição acima feita, moro num apartamento, tenho duas varandas mas uma está fechada, já estava quando comprei a casa e mantive.

Com a mudança de estilo de vida apeteceu-me cada vez mais ter uma horta mas a questão de morar num apartamento limitava-me. Até que um dia chegou ao meu e-mail profissional um workshop realizado pela Câmara Municipal de Oeiras sob o tema: "uma horta de varanda". Inscrevi-me logo e iniciei a minha horta.

Por experiência própria posso assegurar-vos que é fácil e toda a gente pode ter uma horta de varanda ou de parapeito (se não tiver varanda).

1. Devem escolher um local com muita luz. É importante um local onde pelo menos numa parte do dia apareça o sol. Acho mesmo que esta parte é a mais importante.

IMG_20210429_191306.jpg

2. Podemos comprar legumes em vasinhos e depois plantar mas eu por exemplo faço as minhas próprias sementeiras. A maioria das sementes são grátis! É só extrair a semente do tomate, abóbora, courgete ou pimento. As que não consigo extrair compro. Para as sementeiras uso caixas de ovos velhas, encho-as de terra e coloco uma etiqueta a dizer o que está semeado. Convém estarmos atentos à altura de cultivo de cada espécie. Embora eu ainda acredite no Pai Natal e achar que vai tudo correr bem....

IMG_0945.jpg

3. Devemos definir um espaço de cultivo. Por exemplo a minha varanda também serve para secar a roupa e por isso tive de deixar esse espaço livre (embora a vontade seja dar prioridade total à horta).

IMG_0947.jpg

Coloquei na parede da varanda canas que sustentam vasos que  ficam na vertical. Ainda só tenho um porque quero fazer o suporte para os vasos mas o tempo nem sempre dá, mas a ideia é colocar mais 5 vasos em diferentes alturas com aromáticas. Tenho vasos no chão onde vou plantando conforme a época do ano vários legumes ou plantas. Investi em alguns vasos mas a maioria já tinha eu ou a minha mãe e por isso o investimento foi minimo.

4. Terra, muita terra, para encher os vasinhos todos e para ir repondo a terra. Quando iniciei a minha mini horta comprei tanta terra que o senhor da loja deve ter pensado que estava a esconder um corpo na banheira. Neste momento tenho sempre um saco de 10 litros para a manutenção da horta.

IMG_20210429_191342.jpg

5. O que escolher para ter na horta?

Como se costuma dizer, o céu é o limite!

Neste momento tenho: tomilho, salsa, hortelã, manjericão limão, espinafres e lavanda.

Tenho um abacateiro e uma mangueira de caroços que germinei. Provavelmente nunca vão dar nada e devia ter coragem de os tirar mas como fui eu que os germinei são como se fossem meus filhos e não tenho coragem...

A rezar para nascerem tenho: morangueiros, pimenteiros, tomateiros, alfaces e feijão.

IMG_20210429_191323.jpg

E vocês, já têm horta?

Têm vontade de iniciar?

Contem-me tudo!

Sigam-me no instagram!

 

 

4 comentários

Comentar post