Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Triângulo Tricotado

Triângulo Tricotado

metas para 2020

As metas para o novo ano devem ser preferencialmente quantificáveis mas tenho alguma dificuldade em fazer isso. Quero que 2020 seja o seguimento de tudo o que fiz em 2019 mas para melhor!

 

Recusar

Algo que tenho de trabalhar muito. Já fui pior, muito pior mas ainda tenho tendência para acreditar em contos de fadas e achar que existe algo que vai revolucionar a minha vida. Já percebi que não mas ainda assim custa a interiorizar. Dizer que não a tudo o que não preciso vai ser posto em prática este ano.

 

Reduzir

Sobretudo o lixo que faço.

O lixo é algo que me stressa muito. Não sei se acontece com mais alguém mas detesto fazer lixo, ter o balde do lixo cheio, sacos que rebentam, sacos que deitam por fora. Enfim é algo que mexe muito comigo.

Como comecei a fazer em casa muitas coisas deixei de ter tanto lixo e isso foi um alivio.

No ano que passou a minha máquina de café avariou e por isso deixei de usar cápsulas, na hora de comprar uma substituta comprei uma cafeteira que podem ver na imagem. A cafeteira não é assim tão prática e provavelmente voltarei a comprar uma máquina de café mas desta vez vou comprar com cabeça ou seja vou optar por uma que se possa usar cápsulas reutilizáveis. Existe o investimento inicial nas cápsulas mas é compensado ao fim de pouco tempo com a poupança em café. Para além disso, o café pode ser reaproveitado em muitas coisas: esfoliante corporal, adubo para as plantas, neutraliza maus odores no frigorífico, é um corante natural para tingir peças ou fios, repara móveis quando usado com água formando uma papa, etc.

IMG_20191110_101818 (1).jpg

Continuar a destralhar a casa

Tanto por fazer!

No verão passado destralhei a casa de banho mas guardei na despensa todos os artigos que tirei da casa de banho: cremes que já não uso, champô seco que comprei e usei uma vez, perfumes que me ofereceram já nem sei quando e uma infinidade de outra coisas que vão acumulando pó e ocupando espaço. Tenho de dar o passo seguinte que é ter coragem de os tirar aqui de casa.

Também me tem faltado coragem para destralhar fios. E não, não tenho mesmo coragem de os deitar fora, os restos e restinhos que vou acumulando vão ter de integrar algum projeto possivelmente uma manta. Já o fiz uma vez e é com muito orgulho que uso nas noites mais frias a melhor manta do mundo, a que foi tricotada por mim, a mais quentinha de todas. Possivelmente os meus fios excedentários irão para algo do género. Se no final perceber que não preciso da manta posso dar a alguém que precise.

Falta-me também ter coragem de destralhar uma montanha de livros que tenho. Para mim um livro é algo sagrado e por isso falta-me a coragem de me desfazer deles. Juntamente com os fios, este será o destralhe mais difícil para mim.

 

Organizar e simplificar

Já fui pior mas ainda assim tenho muito que trilhar.

Dava-me jeito ter um sistema de compras que funcionasse. Normalmente vou às compras um bocado de improviso, compro também de improviso sem qualquer sistema de organização. Também queria implementar um planeamento de refeições que funcionasse. Acontece muitas vezes 5 minutos antes de jantar não saber o que vou comer. Se tivesse um planeamento bom as compras seriam muito mais eficazes. Se tudo estiver mais organizado, a minha vida será bem mais simples e com mais tempo. Neste ponto queria também implementar de uma vez por todas os saquinhos de pano e comprar de preferência produtos a granel. Não sei se existem aqui onde moro é uma questão de pesquisar.

 

Fazer os detergentes aqui para casa

Tenho andado a pesquisar, ainda não experimentei mas tenho algumas ideia em mente. Queria começar com um detergente lava-tudo e a partir dele chegar aos outros detergentes. Usar garrafas de vidro para os colocar, sem plástico, ou seja sem lixo!

 

Canal de youtube

Nunca pensei mas divirto-me muito a fazer os vídeos mas tenho muito que evoluir porque a qualidade deles deixa muito a desejar. Com tempo irei aprender a fazer vídeos melhores. Gostava de duplicar os meus subscritores, tenho 75 de momento mas a maioria são pessoas que me conhecem! Ou seja, não são bem subscritores, são almas caridosas! Se daqui a 1 ano tiver 150 ficarei contente. Para isso acontecer tenho de continuar a reduzir, a organizar, a simplificar e a partilhar!

 

Feliz 2020!

P.S. Se alguém tiver conhecimento de algum sistema de planeamento de compras e/ou refeições que funcione, lembre-se de mim!!

 

2 comentários

Comentar post